sábado, 4 de abril de 2015

Tweed Ride - Passeio épico sobre rodas!

O que é uma Tweed Ride?
Tweed Ride ou Tweed Run é um encontro e passeio de bicicleta ao mesmo tempo, onde os ciclistas se vestem em trajes elegantes de época. [Tweed Ride SP]
Além de São Paulo, estes passeios com roupas retrô acontecem em várias capitais - Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo.

Este ano o Picnic Vitoriano Porto Alegre decidiu experimentar a realização de uma primeira Tweed Ride na capital gaúcha e convidamos tanto os frequentadores de nossos encontros quanto os ciclistas da cidade para participar.

Quando?
No dia 12 de abril de 2015, a partir das 9h da manhã.

Onde?
9h - Concentração no Velódromo do Parque Marinha do Brasil (próximo à esquina da Ipiranga com a Beira-Rio).

10h - Saída para pedalar. O trajeto proposto está disponível no evento do Facebook. Serão feitas algumas paradas para fotografias: Praça Garibaldi, Ponte dos Açorianos, Cinemateca Capitólio e Arco da Redenção (onde o passeio será finalizado). No ponto de chegada pretendemos fazer uma confraternização e falar um pouco sobre os primeiros ciclistas de Porto Alegre.

Em caso de chuva: O evento será adiado para uma nova data a definir.

Dresscode: Recriações e adaptações de 1890 a 1940 (período em que a bicicleta foi mais popular); também são permitidos Steampunk, Lolita e Pin Up.

Onde encontrar roupas?
Na região central - Av João Pessoa, Cidade Baixa e Bom Fim - existe um grande número de brechós que podem ajudar nesta missão caso você ainda não disponha de peças que possam formar um traje com a cara de antigamente. Para inspirar, veja estes painéis no Pinterest:

Tweed Bicycle Ride Ideas - The Tweed Run - Women and Bicycles Vintage Photos - Antique Bicycling

Bicicletas: Qualquer uma serve, desde os modelos mais vintage até as bicicletinhas do Itaú (sugerimos apenas que disfarcem logotipos com algum enfeite temporário, por exemplo).

Não tenho bicicleta, e agora?
Você pode providenciar uma bicicleta do Bike Poa (Itaú) ou pedir emprestada (às vezes um post no Facebook resolve isso facilmente) - lembrando que não é obrigatório usar bicicletas antigas!

Velocidade: Pedimos que mantenham um ritmo leve e constante, pois além de ser mais confortável por causa das roupas, também é uma forma de aproveitar o passeio como eram os de antigamente

O que levar: Água, e se souber fazer reparos em bicicletas, leve suas ferramentas. Não esqueça de sua câmera ou celular para tirar fotos.

Após a confraternização, recomendamos aproveitar a programação da IV Odisseia de Literatura Fantástica, no Centro Cultural Érico Veríssimo. Mais informações aqui. Às 13h50 haverá o bate papo "Brasil a Vapor: O Steampunk em Terras Tupiniquins".

Confirmem presença! Esperamos por vocês na semana que vem! =)

Curiosidade! Todas as fotos deste post foram tiradas em Porto Alegre, por volta de 1900, pelo fotógrafo Virgilio Calegari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário